domingo, 13 de outubro de 2013

Óculos de sol de má qualidade prejudica a visão?


Independente do clima, os óculos de sol estão sempre presentes em todos os lugares. Só que muita gente começou a considera-los como acessórios e esqueceu que eles desempenham uma função muito importante para nossa saúde: proteger nossos olhos dos raios solares prejudiciais.
E é pensando neles como acessórios, que muita gente dá preferência a comprar óculos baratinhos, de camelôs ou de procedência desconhecida, afinal você pode ter uns 5 pelo preço de um né?!
Mas o que muita gente não sabe, é que além de não proteger contra os raios rolares prejudiciais a retina, o óculos piratex também prejudica a visão.
Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. É isso que acontece quando usamos óculos de sol com lentes escuras, com a pupila dilatada, conseguimos enxergar melhor. E é esse exatamente o problema das lentes de baixa qualidade. Além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios.
As lentes de baixa qualidade são tingidas para ficarem escuras, e nesse processo de coloração não há nenhuma técnica especial, diferente das lentes de qualidade que protegem os olhos contra os raios.
Usar uma lente ruim é pior do que não usar nada.
Outro problema é a falta de garantia na fabricação, porque as lentes podem aplicar graus ou desníveis, o que obriga o olho a se esforçar mais para corrigir a visão errada ou torta causada pelas lentes irregulares. E esse esforço acaba deixando o olho mais cansado e provocando danos a visão.
No começo, usar óculos de baixa qualidade não faz muita diferença, mas com o passar dos anos você pode começar a sentir cansaço na visão, desconforto, ardências, dores de cabeça. E o uso constante,  pode fazer com que certas doenças como a degeneração macular se desenvolvam, além de foto alergia que é a alergia à luz do sol e a outros tipos de luzes, ceratite que produz a inflamação na córnea e a catarata, que embaça a visão e leva a cegueira.
Para evitar os problemas na visão, os óculos de sol precisam ter proteção contra raios ultra violeta (UVA e UVB). O ideal é que a marca certifique que a lente bloqueia a gama de radiação nociva.
Outra dica é achar um formato de óculos que proteja completamente seu olho. Quanto maior o óculos melhor, porque ele forma uma barreira física que evita a degeneração da pele. Mas o mais importante no caso do modelo, é que ele seja confortável.
Na hora de escolher uma lente para o dia a dia, dê preferência as de cor âmbar, marrom e cinza, que permitem boa visão de contraste e profundidade, além de reduzir os reflexos. Para dirigir em dias nublados, lentes cinza são as ideais por permitirem melhor visão de contraste. No entardecer, lentes amarelas reduzem o ofuscamento provocados pela luz dos faróis.
Para garantir que você está usando um óculos de qualidade, você pode leva-lo até seuoftalmologista ou verificar se eles tem a certificação NBR ISO 15111.